ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
Duração: 14 Meses
Modalidade: Hibrido Presencial ou On-line Ao Vivo
Valor: em até 10x no cartão*
*Preencha o formulário e entraremos em contato para ver a melhor forma de pagamento que se encaixe para você. Passar mais informações, data de início, horários e professores da sua unidade de escolha.
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
ABA é a sigla em inglês de Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis). Trata-se de uma das interfaces da Análise do Comportamento, que tem como seu principal precursor B. F. Skinner. Enquanto o Behaviorismo é a filosofia que a fundamenta e a Análise Experimental do Comportamento é aquela que se dedica à compreensão dos processos básicos do comportamento. A Análise do Comportamento Aplicada tem por objetivo melhorar a vida humana. Esta ciência produziu e produz uma vasta linha de conhecimentos que permite modificar comportamentos para melhor qualidade de vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autismo, TDAH, Transtorno de Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual), Transtorno da comunicação, Transtorno de Oposição Desafiante, como é o destaque da pós, mas também em diversas outras esferas e contextos
O objetivo do curso é capacitar profissionais da saúde, profissionais da educação e todos aqueles que desejam se especializar em análise do comportamento aplicada (ABA).
O curso de pós-graduação de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) destina-se a psicólogos, profissionais da saúde e educação.
O objetivo do curso é capacitar profissionais da saúde, profissionais da educação e todos aqueles que desejam se especializar em análise do comportamento aplicada (ABA).
DISCIPLINAS + MATRIZ CURRICULAR
1. AUTISMO E SUAS COMORBIDADES
Abordar a construção histórica do diagnóstico do Espectro Autista e as principais teorias explicativas.
2. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: O BEHAVIORISMO RADICAL
Apresentar o processo histórico e epistemológico da construção do Behaviorismo Radical e seus desafios.
3. ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
Compreender e descrever os processos de aprendizagem na perspectiva do comportamento clássico e operante.
4. COMPORTAMENTO VERBAL
Abordar os conceitos fundamentais do Comportamento Verbal e preparar os estudantes para discriminar, descrever e operacionalizar os operantes verbais.
5. COMPORTAMENTO SIMBÓLICO E ALFABETIZAÇÃO
Compreender os principais conceitos de formações de classes equivalentes de estímulos e quadros relacionais e suas implicações no ensino de alfabetização e outras aprendizagens complexas.
6. MENSURAÇÃO DO COMPORTAMENTAL
Apresentar as dimensões mensuráveis do comportamento, suas implicações epistemológicas e metodológicas para a pesquisa e para a clínica e como registrá-los.
7. AVALIAÇÕES COMPORTAMENTAIS
Apresentar os principais modos de avaliação do comportamento, os protocolos de avaliação e análise funcional.
8. MANEJO DE EXCESSOS COMPORTAMENTAIS
Apresentar as diferentes funções de excessos comportamentais e seu manejo clínico.
9. PLANOS DE TRATAMENTOS INDIVIDUALIZADOS
Apresentar os processos de critérios de produção do Plano de Tratamento de Ensino Individualizado, construção de objetivos, programas e esquemas de monitoramento de integridade.
10. ENSINO DE COMPORTAMENTO VERBAL E NÃO-VERBAL
Apresentar os principais processos metodológicos de intervenção, ensino por tentativas discretas, ensino naturalístico e ensino de fala e dos diversos operantes verbais.
11. – ÉTICA DO ANALISTA DO COMPORTAMENTO
Apresentar as contradições da profissão no Brasil e explicar os preceitos do código de ética utilizado pela comunidade internacional.
12. – INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL NA INTERVENÇÃO BASEADA EM ABA
Apresentar os processos de transdisciplinaridade na intervenção ABA com profissionais da Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia e Educação.
13. ORIENTAÇÃO PARENTAL
Desenvolver habilidades e estratégias eficazes para pais e responsáveis na aplicação de princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no cotidiano, com foco na promoção de comportamentos positivos e na gestão de desafios comportamentais em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
14. – PRÁTICA CLÍNICA
Trabalho de integrativo com supervisão para aplicabilidade ABA na rotina clínica.
*As disciplinas e ementas poderão ser ajustadas conforme demandas de mercado, cenários, contextos e legislações.
Julio Cesar Alves
Doutor em Psicologia, com ênfase em Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PSSP) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), e realizou pós-doutoramento nesta mesma área. É também mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com área de concentração em Psicologia Social, do trabalho e das organizações. Especialista em Psicopatologia: subsídios para atuação clínica, também pela PUC Goiás. Graduado em Psicologia (Bacharelado, e formação de Psicólogo) pela Universidade Paulista. Editor de livros cadastrados pela Agência Brasileira do ISBN – Fundação Biblioteca Nacional. Psicólogo Clínico e Professor de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, com experiência na área de gestão educacional (coordenador de cursos de graduação). Procurador institucional pela Hoper Educação. Supervisor clínico e de estágio profissional em Psicologia Clínica, da saúde e hospitalar. Proprietário do Instituto de Ensino e Psicoterapia Espaço Terapêutico: consultório de Psicologia, onde realiza treinamentos e atendimentos à famílias e indivíduos.